cloud computing

Benefícios do Cloud Computing nas indústrias

Você já se deparou com uma atualização de software inesperada em um computador antigo da sua planta industrial, que te fez perder tempo e gastar dinheiro? A boa notícia é que esses dias estão contados se você adaptar a sua fábrica para o cloud computing.

Na nova era da automação, precisar se deslocar para realizar a atualização de uma máquina não é mais necessário. Agora é possível aliar o poder da internet para captar e armazenar dados de softwares e hardwares, de forma que seja possível acessar dados à distância, sem precisar instalar absolutamente nada.

Para traçar um paralelo com o universo do entretenimento, por exemplo, temos as ferramentas de streaming, que se popularizaram nos últimos anos proporcionando uma experiência em nuvem de consumo de conteúdo, sem que o usuário precise baixar nenhum programa. Pois bem, o mesmo conceito de cloud computing pode ser utilizado na indústria – e hoje nós vamos te falar como.

Quais os benefícios do cloud computing para a indústria?

As indústrias que não utilizam serviços em nuvem precisam lidar com hardwares espalhados pelas máquinas para armazenamento de informações e dependem de mão de obra local para fazer qualquer tipo de atualização na programação das máquinas.

Quando o cloud computing se tornar uma realidade em todas as empresas, o software que o operador programa o PLC estará em nuvem e toda a programação será feita online, permitindo o acesso de informações de qualquer lugar do mundo. E o melhor de tudo é que trará comodidade, praticidade e produtividade para as operações.

Alguns benefícios da nuvem:

  • Tratar dados armazenados e utilizar o diagnóstico de máquinas para conhecer a produtividade das máquinas e identificar potenciais falhas e paradas não programadas;
  • Ter acesso remoto às informações, reduzindo os gastos com viagens para realização de uma simples manutenção de sistema;
  • Aumento da produtividade e da disponibilidade de máquinas, que podem potencializar sua competitividade no mercado;
  • Possibilidade de realização de melhorias e escalabilidade de processos já mapeados;
  • Redução de investimento com a compra de softwares (não será mais necessário comprar, apenas alugar);
  • Praticidade na manutenção de máquinas (em apenas um clique).

Leia também: Como aumentar a competitividade na indústria?

Atente-se a esses pontos!

Mas antes de fazer qualquer movimentação para se adequar ao cloud computing é preciso se atentar à capacidade de conexão do chão de fábrica. Para que você não corra riscos de perder informações ou ter falhas na comunicação de dados, este detalhe é imprescindível.

Em um mundo onde a comunicação se faz de maneira rápida e online, outro fator importante para se tomar cuidado é com a segurança dos dados. Os seus dados precisam estar 100% segurados, de forma que não corram riscos de serem roubados e prejudiquem sua operação, por isso, invista na proteção das informações da sua fábrica.

Leia também: O Que é Cloud Computing e Como se Aplica na Indústria 4.0

Utilize o cloud computing para aumentar a competitividade

Agora que você já conhece os benefícios do cloud computing e tudo que este tipo de conexão pode fazer pela sua empresa, basta escolher um fornecedor de confiança e começar a desenhar pequenos projetos para adequação da sua fábrica.

Não tente fazer tudo sozinho e de uma vez – qualquer tipo de adaptação para as tecnologias da indústria 4.0 precisa ser faseada, com um cronograma de testes e de implantações. Mas, lembre-se desta última dica: dados são apenas dados se não forem interpretados, portanto, quando tiver informações valiosas em suas mãos, saiba aproveitá-las em prol do aumento de competitividade da sua empresa e destaque no mercado. Conte com a Murrelektronik para te ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.