Conectores Industriais para dados no chão de fábrica

Conectores Industriais para dados no chão de fábrica

Utilizar Rede Industrial nas suas máquinas e equipamentos foi sua decisão? Ótimo! Vamos falar agora sobre um cuidado importante para você. O uso de Conectores Industriais para Rede de Dados que irá formar. Eles vão contribuir profundamente para que os dados trafeguem com a confiabilidade que você precisa.

Conectores Industriais para Rede de Dados

Parece óbvio, mas, nada irá acontecer na sua máquina ou equipamento (que use Rede Industrial para a transmissão de dados) se os dados não trafegarem de forma eficaz na Rede.

O uso de Conectores Industriais para Rede Industrial é fundamental neste ponto. Não importa se utiliza uma Rede Industrial baseada em Fieldbus ou Ethernet, os cabos e conectores precisam ser especificados e preparados para sua aplicação.

Conectores para as Redes Fieldbus

Profibus, DeviceNet, CANopen e diversas outras Redes Industriais baseadas em Fieldbus exigem que conectores específicos sejam utilizados. Além de características de conexão de dados, estes Conectores Industriais para Rede de Dados precisam ser capazes fisicamente de suportar as aplicações.

Você até pode usar conectores que atendem todas as Redes Industriais em Fiedlbus, mas, a possibilidade de haverem erros na montagem aumenta consideravelmente. Conectores específicos para cada tipo de Rede Industrial possuem indicações para mitigar erros de montagem, assim, possibilitando um trabalho com mais garantias.

Optar por conectores autodecapantes pode ser uma boa escolha. Sem a necessidade de apertos de parafusos, por exemplo, proporciona uma montagem muito rápida e livre de erros, somente pelo cuidado da inserção de cada fio no orifício correto.

Importante pensar na resistência física e química dos conectores e seus cabos. Quando estamos falando de aplicação IP20 o impacto é menor, já que os conectores estarão instalados dentro do painel elétrico, mas, principalmente quando falamos de aplicações em IP67, a resistência física do conector é algo muito importante.

As Redes Ethernet demandam cuidado

Quando falamos de Rede Ethernet lembramos imediatamente dos cabos azuis e seus conectores de plástico transparentes (alguns até com uma “capinha”). Os Conectores Industriais para Rede Ethernet são bem diferentes disso.

Basicamente estes conectores precisam atender:

  • Tráfego de dados em alta velocidade – Conectores e cabos de boa qualidade e dentro das especificações garantem tráfego de dados na velocidade e com a entregabilidade necessária;
  • Isolação eletromagnética para ruídos – Motores, inversores de frequência, fontes chaveadas e rede elétrica são grandes geradores de ruído. Cabos com isolação correta protegem os dados destes problemas do ambiente industrial;
  • Resistência Mecânica a impactos – Além da proteção elétrica, conectores resistentes a impactos são necessários para os imprevistos choques mecânicos que os conectores podem sofrer;
  • Resistência a líquidos e fluídos – Em sistemas IP67 é absurdamente necessário que o conector tenha resistência a líquidos (vedação) e resistência química a fluídos do ambiente industrial. Mas, isso é tema do próximo item;

Cabos é um assunto totalmente associado

Raramente os cabos estão instalados em um ambiente livre de líquidos (mesmo que sejam os líquidos de limpeza), poeira, óleo, graxas ou outros tipos de sujeira.

Escolher o tipo correto de cabo para montar no conector de dados é fundamental para garantir a durabilidade do sistema e a entregabilidade dos dados.

Recentemente escrevemos outro artigo somente falando desta questão, onde abordamos a escolha de cabos para ambientes com óleos, em altas temperaturas ou com movimento.

Tudo em Redes Industriais para você…

Parece até slogan de loja de materiais, mas é “quase” isso. Se dizer especialista em uma determinada solução requer montar um mix de produtos que realmente seja capaz de compor projetos completos. Quer entender como a Murrelektronik conseguirá atender sua solução em Redes Industriais? Faça contato com a nossa Engenharia de Aplicação, teremos um grande prazer em atende-lo.

Se o botão não estiver funcionando Clique Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.