CANOpen

Conheça sobre CANOpen, protocolo de Rede Industrial

Rede Industrial desenvolvida por um grupo de empresas e não por um fabricante de componentes, a Rede Industrial CANOpen é uma das mais completas e diversificadas do mercado atual. Atuando em comunicação multimestre, esta rede atende os mais altos requisitos de complexidade e segurança de dados para aplicações exigentes em mercados como automação industrial, área médica, navegação naval, ferrovias etc. Vamos conhecer mais sobre ela?

Rede CANOpen: diversidade e complexidade

No mercado desde 1994, a rede CANOpen é defendida pelos seus idealizadores como uma rede completa e preparada para as mais diversas aplicações de automação de dados. Desenvolvida por um extenso grupo de trabalho, que se orgulha de não ter sido financiado por um único fabricante de componentes industriais.

Baseada na tecnologia da Rede CAN (criada na década de 1980 para atender aplicações embarcadas em caminhões, ônibus e automóveis), o CANOpen se apresenta como uma rede preparada para diversas aplicações como no mercado automobilístico, engenharia médica, engenharia de transportes e com certeza, a nossa Automação Industrial.

Realizando comunicação em sistema multimestre, pode-se estabelecer a comunicação entre agentes de rede, aumentando consideravelmente a velocidade de tráfego de dados, oferecendo melhor performance para projetos mais exigentes.

Se posicionando como uma Rede Industrial aberta de custo moderado em aplicações complexas, o CANOpen tem como principais características:

Comunicação por eventos

Uma das configurações de transmissão de dados atua transferindo informações somente quando existe um novo evento na rede. Desta forma, existe uma redução do tráfego de dados na rede, proporcionando o aumento geral da velocidade de dados;

Todos os agentes com os mesmos direitos

Como uma rede multimestre, o CANOpen pode ser configurado de forma que todos os agentes da rede tenham o mesmo direito de transmissão, utilizando assim a rede sem um mestre definido;

Topologia de Rede a ser adotada

Quanto a esta questão, desenvolvemos um documento que orienta as formas de conexão dos I/O Remotos e componentes de campo na Rede Ethernet/IP. Acesse este material e entenda mais sobre esta conectividade.

 

Onde utilizar a Rede CANOpen

A promessa da Rede CANOpen é proporcionar segurança e flexibilidade para aplicações de boa complexidade, mantendo o custo da aplicação em patamares competitivos. Sendo esta uma rede aberta não defendida por somente um fabricante de componentes, faz com que seus agentes e componentes sejam adquiridos por custos interessantes.

Desta forma, o desenvolvimento de componentes de rede para inúmeras aplicações foi realizada por uma gama muito grande de fabricantes em vários mercados diferentes, fazendo com que o CANOpen seja utilizado mesmo fora da Automação Industrial (nosso objeto de estudo e aplicação).

 

Vantagens da Rede CANOpen

 

Boa complexidade de comunicação

CANOpen é uma rede preparada para atuar em modelo além do modelo mestre/escravo que normalmente vemos em Redes Industriais. O modelo de multimestres adotados permite que os agentes de rede conversem entre si, agilizando a comunicação e simplificando o trabalho da rede;

Uso de pontos analógicos com facilidade

Os mestres de rede podem facilmente carregar uma boa quantidade de pontos analógicos, apesar de existir algumas limitações de pontos dependendo do fabricante dos módulos de I/O Remoto, por exemplo;

Custos competitivos

A interoperabilidade e intercambialidade defendida pelo CANOpen mantém os custos de aplicação da tecnologia em patamares muito aceitáveis. É uma grande opção frente aos protocolos defendidos por poucos fabricantes de componentes e dispositivos de Rede Industrial;

Padronização internacional realizada

Em 2012, a entidade responsável pelo CANOpen normatizou internacionalmente a rede observando critérios do IEC, ISO e ITU. A camada de aplicação do CANOpen está definida na norma EN 50325-4 e do CANOpen Safety na norma EN 50325-5.

 

Dicas infalíveis para reduzir custos com automação em máquinas. Cadastre-se!

 

 

Vantagens de aplicações de Redes Industriais

 

Diagnóstico local e via CLP 

Os erros de rede, identificação de curto circuitos e outros comportamentos de erro nos componentes fazem parte da diagnose via LEDs (no corpo dos I/O Remotos) ou via CLP/Supervisório. Assim, o tempo de atuação em caso de falha é reconhecidamente menor;

Facilidade para mudar e aumentar a rede

A modularização da rede também traz benefícios quanto aos ajustes necessários na instalação de máquinas e equipamentos, bem como nas reformas e implementações de novos componentes de campo até a quantidade limite para escravos da Rede ASi (31 escravos).

As vantagens gerais de utilização de Redes Industriais poderão ser acessadas nos artigos:

 

Indo além da automação industrial

Se sua aplicação vai além dos componentes de Automação Industrial normalmente utilizados, se você precisa “enxergar” equipamentos e dados mais abrangentes para compor uma solução de negócios mais extensa, provavelmente CANOpen é a sua Rede Industrial.

Vamos validar o uso desta Rede Industrial no seu projeto?

Traga a sua necessidade de aplicação de Rede Industrial que te ajudaremos a definir se o CANOpen é a rede mais adequada. Nosso departamento técnico está preparado para prestar ajuda nesta importante decisão. Faça contato conosco agora!

Se o botão não estiver funcionando Clique Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.