Ethernet Powerlink LOgo

Conheça sobre o Protocolo de Rede Industrial Ethernet Powerlink, Murrelektronik

Ethernet Powerlink é uma Rede Industrial aberta e criada com uma missão muito clara! Resolver os problemas de atrasos e determinística que a Rede Ethernet apresentava, e que por isso, a impedia de ser utilizada nos ambientes industriais. Hoje se posiciona como uma das principais redes nesta questão. Vamos falar um pouco sobre ela?

Ethernet Powerlink , uma Ethernet Industrial aberta

Padronizada em junho de 2003, a Rede Powerlink foi apresentada ao mercado pela associação independente Ethernet Powerlink Standardization Group (EPSG). Ser totalmente compatível com o IEEE 802.3, foi a escolha para manter o Powerlink alinhado com exigências de mercado, com evolução a longo prazo e principalmente sem exigir investimentos em chipset específicos para a sua utilização, se posicionando como uma Rede Industrial de baixo custo. 

Lembra do CANopen?

No próprio site da EPSG está descrito: Powerlink = CANopen sob Ethernet! Isso deixam claras as origens desta rede e mais uma vez fala sobre a importância que os padrões Ethernet que migraram ou se desenvolveram para estarem presentes no ambiente industrial.

Para complementar, entendemos que as Redes Industrial de padrão aberto são uma excelente escolha para empresas que não possuem exigências de redes específicas pelos seus clientes. Quando um fabricante de máquinas ou seu cliente definem marcas de CLP, por exemplo, a decisão sobre qual Rede Industrial utilizar fica limitada, como falamos em outro artigo desta serie. Powerlink é mais uma opção para estas redes abertas.

Vantagens declaradas da Rede Ethernet Powerlink

As vantagens declaradas pela EPSG sobre o Powerlink são:

  • Diagnósticos claros – Visão geral do tráfego em rede, garantia de largura de banda para diagnóstico e informações detalhadas de diagnóstico para CLP e supervisórios estão entre os destaques;
  • Alta performance – Máximo desempenho com tempo de ciclo de até 100 microsegundos e sincronização de sistema abaixo de 100 nanosegundos. Conectar até 240 nós em uma mesma rede também é uma das grandes vantagens;
  • Outras características importantes – Powerlink também se apresenta como uma Rede Industrial com redundância, hot plugging ,cross-traffic direto, multiplexação, encadeamento de resposta de pesquisa e muito mais.
  • O recorde de número de unidades é do Powerlink!

É inegável a necessidade cada vez maior de integrar controle de chão de fábrica a inteligência de negócios em uma indústria ou instalação de grande porte. O Ethernet Powerlink vem para atender esta demanda. Recentemente estabeleceu um novo recorde mundial no número de unidades sincronizadas prova isso. As máquinas do fabricante alemão Brückner Maschinenbau GmbH apresentam a sincronização completa dos servo acionamentos 728 com um tempo de ciclo de 400 μs e um jitter abaixo de 1 μs.

Explicar sem complicar

É exatamente nisso que a Engenharia de Aplicação da Murrelektronik poderá te ajudar! Fazer as melhores especificações de componentes para a comunicação de dados na sua aplicação de Rede Industrial é o nosso objetivo. Chame um dos nossos consultores para fazer o seu projeto com Rede Industrial e garanta que as melhores vantagens desta rede estarão presentes na sua máquina.

Se o botão não estiver funcionando Clique Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.