Disponibilidade de máquinas com cloud no 9

Quando componentes de diversos fabricantes são colocados juntos para a automação de uma fábrica, a comunicação pode se tornar um grande desafio. E para que a instalação funcione e garanta a disponibilidade de máquinas, o cliente final precisa optar por um sistema que utilize protocolos que se comuniquem com diversos tipos de componentes, independente do fabricante.

Este fator garante a transparência e a qualidade no consumo de dados, além de elevar a troca de informações e torná-las mais precisas para a tomada de decisões.  

O caminho direto para a nuvem

Ter uma comunicação de sinais de ponta a ponta e fluxos interconectados faz com que você melhore seus processos, torne-os mais ágeis, aumente a disponibilidade de máquinas e tenha acesso aos dados do chão de fábrica de maneira permanente.

Isso quer dizer que optar por conceitos e tecnologias modernas também requer que a sua fábrica se torne digitalizada, do nível mais baixo do dispositivo até a última geração de aplicativos móveis e baseados em nuvem. Para oferecer tudo isso em duas opções de soluções, a Murrelektronik conta com o MVK Pro e o Impact67 Pro, duas tecnologias desenvolvidas para digitalização de máquinas e instalações, e para o gerenciamento de cada vez mais dados em menos tempo.

Leia também: IO-Link: O sistema ideal para instalações e integrações

Módulos que aumentam a disponibilidade de máquinas

O MVK Pro e o Impact67 Pro são módulos mestres compactos, que contam com oito portas mestres multifuncionais, preparadas para conectar dispositivos IO-Link no chão de fábrica, contribuindo com a disponibilidade de máquinas de instalações descentralizadas. 

Conhecidos por substituírem caixas de terminais caras e completamente cabeadas, os módulos fieldbus possuem proteção IP67 e podem ser combinados com uma seleção de Hubs IO-Link e conversores analógicos que aumentam sua flexibilidade e minimizam custos de hardware.

Riqueza de dados e diagnóstico estendido

Os módulos mestres da Murrelektronik comunicam dados de processos puros (I/Os) e um de seus maiores diferenciais é a capacidade de extrair também dados de diagnóstico estendidos secundários, como informações sobre valores de tensão, corrente ou temperatura (para todo o módulo).

Ao revelar esses dados, o MVK Pro e o Impact67 Pro contribuem ativamente com a disponibilidade de máquinas, pois ajudam a detectar problemas e anomalias no processo e facilitam o diagnóstico de informações para que qualquer tipo de falha seja corrigida. Com a ajuda do OPC UA, isso pode ser feito completamente sem um controlador usando um protocolo padrão.

Estas soluções também contam com o SMI (Standardized Master Interface), um dispositivo que permite a configuração de acesso de dados por ferramentas, servidor web, servidor OPC UA, JSON REST API e MQTT.  

Leia também: Como otimizar soluções de IO com Ethernet IP

Perfeitos para IIOT

Além de reduzir custos de instalação e tempo de parametrização, os módulos contam com sensores integrados que permitem entregar dados contínuos de status e são muito valiosos para monitoramento de condições e manutenções preditivas — um detalhe importante para quem busca disponibilidade de máquinas.

Então, chegou a hora de rever os conceitos da sua fábrica e enriquecer a coleta de dados para que você olhe cada vez mais pelo aumento da produtividade e redução de custos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.