Como otimizar soluções de IO com Ethernet IP

Conhecida por ser uma das redes industriais mais novas do mercado, a Ethernet IP ganhou destaque na indústria nos últimos 20 anos por oferecer uma melhor conexão de soluções gerenciais com o chão de fábrica. Este diferencial fez com que a indústria 4.0 se tornasse realidade para muitas empresas.

As redes industriais como um todo foram muito importantes para o surgimento de inúmeras soluções que contribuíram com o avanço tecnológico do chão de fábrica. Máquinas cada vez mais automatizadas, processos cada vez mais remotos e aumento de produtividade foram alguns dos bons frutos colhidos após sua chegada.

Mas como utilizar a Ethernet IP para otimizar processos na indústria? Quais são as opções com maior custo-benefício para pequenas, médias e grandes empresas? Confira abaixo o que a Murrelektronik tem a dizer sobre o assunto.

Onde tudo começou

Antes dos avanços tecnológicos proporcionados pelas redes industriais, como a Ethernet IP, o mercado tinha que trabalhar com uma quantidade enorme de pontos de conexão no chão de fábrica, o que elevava o tempo de comissionamento das máquinas e gerava inúmeros transtornos para o processo.

Além disso, a fiação discreta também aumenta o tempo de instalação de uma máquina e atrapalha o processo de obtenção de um diagnóstico, já que qualquer cabo desconectado pode gerar falhas e interferências na comunicação.

Quando se trabalha com um painel cheio de fios, é um grande desafio encontrar onde está o curto-circuito ou a que dispositivo cada cabo pertence, não é mesmo? Para resolver estes problemas, a Murrelektronik oferece algumas soluções IO que se conectam com a Ethernet IP.

Leia também: Vamos falar de Electronic Data Sheets (EDS) – EtherNet/IP?

Impact67 Pro: ideal para pequenas e médias aplicações

A família do Impact conta com master IO Links e módulos digitais, que possuem IOs configuráveis e reduzem o processo de configuração, precisando apenas selecionar o endereço de IP. O  Impact67 Pro  é um novo módulo desta gama de produtos que chegou para pequenas e médias aplicações.

Composto por um módulo com 8 portas IO-Link, conector M12 power para alimentação e 8 portas IO-Link Classe A e Classe B, o Impact67 Pro conecta-se à Ethernet IP, possui auto configuração para canais digitais é totalmente desenvolvido para ambientes de alta vibração e choque, e suporta anel de nível de dispositivo.

Este bloco tem capacidade para até 16A, pode processar até 136 sinais, quando combinado com um dos nossos HUBs IO-Link, possui proteção IP67 e é ideal para conectar sinais discretos até termo acopladores.

Se você busca uma solução para máquinas compactas, que reduza o tamanho do gabinete principal e te ofereça diagnósticos detalhados por meio da Ethernet IP , o Impact67 Pro é para você.

Leia também: A importância da disponibilidade e diagnóstico de máquinas

Cube67: aplicação com alta densidade de IO

Instalado em mais de 200 mil máquinas, o Cube67 reduz a quantidade de cabos IO remoto para um único cabo, incluindo comunicação e alimentação separada para sensores e atuadores. Os módulos do Cube67 cabem em qualquer lugar e podem ser instalados próximo aos IO’s para simplificar a instalação e eliminar caixas de passagem e cartões de IO.

Utilizando Ethernet IP com o Cube67, é possível acomodar até 128 dispositivos IO-Link ou mais de 1000 IO’s digitais em um único endereço de IP. Os módulos podem expandir até 16 vezes cobrindo uma área de até 100 metros, combinado com IO-Link.

O Cube67 trabalha com até 1.024 sinais de I/O, conecta até 32 módulos de alta densidade e conta com um servidor Web integrado com uma ferramenta de configuração IO-Link.

Leia também: Cube67: A solução para a parada de máquina no chão de fábrica

Ganhe produtividade com soluções de IO com Ethernet IP

Utilizar soluções de IO conectadas com a rede Ethernet IP é uma maneira tecnológica de estabelecer uma comunicação eficaz com o chão de fábrica. Independente do tamanho da sua aplicação, é possível optar por conexões mais seguras e com diagnósticos mais rápidos.

Fazer esta escolha para a sua fábrica é pensar no aumento da produtividade, redução de paradas inesperadas e aumento da competitividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.