Impactos da Robótica na Indústria

Impactos da Robótica na Indústria

A rápida evolução da tecnologia trouxe para o trabalho industrial máquinas de extrema serventia. A entrada da robótica na indústria fez com que, hoje, diversas operações que antes demoravam horas, fossem feitas em minutos com qualidade padronizada e número de perdas reduzido.

Entretanto, os impactos deste novo setor nas atividades do chão de fábrica não param por aí, e a robótica ainda tem muito mais a acrescentar. Neste artigo, selecionamos alguns aspectos para você conhecer melhor. Confira!

Integração dos processos produtivos

Com a robotização de algumas operações e a conexão proporcionada pelas novas tecnologias da indústria 4.0, os processos produtivos estão muito mais integrados e “conversam” melhor entre si devido à robótica na indústria.

É quase possível dizer, de maneira geral, que um robô tem pleno conhecimento do trabalho realizado por outro. Isso gera, a caráter de comparação, uma enorme redução na alienação causada pelos processos produtivos atuais.

Uma máquina, em certos momentos, pode até mesmo realizar outros tipos de trabalho por meio de sua programação integrada aos demais setores fabris.

Robótica na indústria implica em maior capacitação de trabalhadores

Ainda que algumas máquinas de automação consigam, sim, realizar seu trabalho sem necessidade de um operador, a necessidade de trabalhadores humanos no chão de fábrica é e sempre será inquestionável.

Todo o controle da operação, mesmo pelos CLPs, deve ter supervisão, afinal, uma programação pode falhar, mas o conhecimento e o estudo nunca é deixado de lado por uma queda na rede, por exemplo.

Sendo assim, para operar tais máquinas, sempre evoluindo, os trabalhadores precisam estar atentos às novidades e apostar mais em capacitação profissional. Existe, hoje, uma quantidade praticamente incontável de cursos de qualidade à respeito de automação e serviços na planta industrial. Investir nisso é o que fará o perfil de um profissional na indústria daqui alguns anos.

Redução de recursos

A robotização gera, também, uma redução na necessidade de recursos industriais. Não só pelo fato de que as máquinas conseguem atuar utilizando menos insumos produtivos, mas também por sua alta durabilidade e custo de produção, entre outras métricas, totalmente mensurável.

É possível ter, por meio de gráficos, a certeza de que tal máquina está utilizando a quantidade de recursos esperada. Caso contrário, é necessário, no máximo, reprogramá-la ou fazer a manutenção de alguma peça.

Em parceria com os trabalhadores, as máquinas geram um aumento significativo de produtividade com menos utilização de recursos, um ganho duplo para todos os profissionais da indústria.

Gostou de saber mais sobre robótica na indústria? Confira mais artigos como esse aqui no blog da Murrelektronik!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.