O Que é o Protocolo Modbus?

O Que é o Protocolo Modbus?

Os protocolos de comunicação são alguns dos elementos mais importantes para montar um sistema de automação eficiente. Cada um conta com suas particularidades e é indicado para certas situações, sendo um deles o protocolo Modbus.

É essencial conhecer e entender cada um dos protocolos de rede disponíveis para uso. Por isso, neste artigo você verá detalhes e explicações sobre o Modbus. Confira!

Sobre o Protocolo Modbus

Criado pela Modicon, o protocolo Modbus foi publicado em 1979 e liberado para utilização em CLPs no mesmo ano. Seu funcionamento é baseado na comunicação entre o modbus master (Mestre) e os modbus slaves (escravos), que podem ser até 247 por rede padrão. Cada possui um endereço que representa o código (Slave ID) pelo qual receberá as informações.

Por ser um dos protocolos de redes industriais mais usado, o modbus excedeu os limites da automação das indústrias. Por isso, atualmente é requisitado até mesmo para instrumentos e máquinas laboratoriais e automação de navios.

Uma das razões pelas quais o protocolo atingiu esse patamar é a sua simplicidade tanto de uso, quanto de instalação, podendo abranger padrões de meio físico, por exemplo:

  • RS-232 — somente ponto a ponto, com dois dispositivos (mestre e escravo);
  • RS-485 — taxas de comunicação até 12Mbps (50, em certos casos) e 32 dispositivos no barramento;
  • Ethernet TCP/IP (Modbus TCP) — até 10gbps com distância máxima de 100 ou 200m a depender do cabo e da instalação utilizados.

Como é o funcionamento do protocolo Modbus?

Uma série de números um e zero (bits) são enviadas em forma de dados. O envio é rápido, chegando a 9600 bits/segundo. Os modos de transmissão compatíveis são:

  • ASCIIAmerican Standard Code for Information Interchange, em outras palavras, Código Padrão Norte-americano para Intercâmbio de Informações
  • RTU (Remote Terminal Unit ou Unidade de Terminal Remota).

Não é possível, entretanto, utilizar os dois modos na mesma rede. Sua escolha é dada pelos parâmetros da porta de comunicação, embora existam equipamentos como certos CLPs e inversores de frequência que não permitam a escolha, sendo, por padrão, RTU.

O protocolo Modbus conta com 256 endereços, sendo zero o de broadcast (mensagem é enviada para todos os Slaves), 1 a 247 os Slave IDs e 248 a 255, os endereços reservados. Vale apontar que o Mestre não possui endereço, pois somente envia mensagens. Esse dado é restrito aos escravos, que entendem a solicitação relacionando-a a uma tabela de códigos de funções exclusiva do protocolo.

Agora que sabe mais sobre o protocolo Modbus, aproveite e leia a respeito das novidades em tecnologia de conexão!

Facebooktwitterlinkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.