safety e security

A importância de Safety e security na indústria

Falar sobre safety e security se tornou um tema extremamente importante nas fábricas, uma vez que com o avanço da indústria 4.0 as máquinas ganharam mais interligações e sistemas inteligentes para operarem. Este progresso fez com que as empresas tivessem a oportunidade de também usar a tecnologia em prol da redução de acidentes de trabalho e da proteção de sistemas.

A segurança preventiva oferecida por tecnologias de safety e security garantem, por exemplo, que um operador possa “startar” uma máquina remotamente, apenas por um comando realizado por um sistema em nuvem, sem se preocupar com sua própria segurança física e certo de que o sistema está operando plenamente.

Por que separar safety de security?

Apesar da tradução livre ter o mesmo significado em português, a semântica dos dois termos é diferente. Portanto, separar os dois conceitos é necessário para que você tenha total entendimento sobre a importância de safety e security.

De forma geral, para ter segurança em uma máquina (safety), é preciso ter segurança no seu sistema (security), como por exemplo, controle de acessos, segurança da operação, dos dados, entre outros pontos importantes relacionados à informação.

Já o safety é a segurança funcional das máquinas, como sistemas de emergência, intertravamento, reles e controladores – são eles que garantem que a máquina funcione ou pare no momento certo.

Em outras palavras, safety e security são complementares, mas devem ser trabalhadas separadamente – cada um com sua devida importância.

Cada vez mais os PLCs e sistemas interligados em rede ganham notoriedade no mercado, o que tende a direcionar os próximos avanços para um chão de fábrica mais conectado, unindo áreas de tecnologia da automação e da informação em prol de mais consumo de dados e inteligência para o chão de fábrica.

Leia também: Safety: medidas de segurança no campo

Precauções de safety e security que você precisa tomar

Apesar de ter um chão de fábrica interconectado com outros sistemas da sua fábrica, é preciso estabelecer um controle de acesso às máquinas para evitar possíveis acidentes. Esta iniciativa faz parte de um protocolo bem estruturado de safety e security que é indispensável.

Ao adquirir uma solução com acesso remoto, é necessário restringir acessos de softwares, aplicar regras de sistema, instalar firewalls, entre outros. Este tipo de precaução é fundamental para que a tecnologia de fábrica esteja 100% interligada com a tecnologia de informação da sua empresa de forma segura.

Leia também: A Segurança de Dados na Indústria 4.0

Qual a relação da NR 12 com o assunto?

Apesar de existir desde 1978, há alguns anos atrás houve uma movimentação muito forte do mercado em prol da adequação de fábricas para as normas da NR 12, devido ao aumento da fiscalização dos orgãos regulamentadores. Este tema tem total relação com o que falamos sobre safety e security

A legislação brasileira conta com a NR12 como uma norma regulamentadora que caminha lado a lado com a segurança do trabalho, pois direciona empresas a ajustarem seus processos para garantir a salubridade da força de trabalho de todos os operadores da indústria.

Em 2010, a norma sofreu uma alteração, pois o mercado passava por uma grande curva de crescimento, o que culminou também nos aumentos dos acidentes de trabalho.

As normas técnicas impõem um nível de segurança aceitável para cada tipo de máquina e cabe às empresas utilizarem conceitos e metodologias para identificar riscos e aplicar melhorias tecnológicas como ações preventivas, olhando para safety e security.

Máquinas e sistemas seguros aumentam a produtividade

Atender os requisitos básicos de funcionamento de uma indústria é o primeiro passo para alcançar o tão sonhado aumento da produtividade. Segurança é a base da pirâmide e trabalhá-la é um investimento para quem quer crescer e ter confiabilidade e previsibilidade em sua fábrica.

Além de um ambiente mais seguro, investir em tecnologias de safety e security pode te levar a níveis mais competitivos no mercado, aumentar a satisfação de trabalho dos seus colaboradores e elevar o nível de produtividade da sua fábrica.

Quer saber mais? Assista o vídeo: SAFETY x SECURITY

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.