start-up de máquinas

Aprenda mais sobre start-up de máquinas nesse post e seja Lendário!

O tema Start-up de Máquinas, não é novidade por aqui! Se você acompanha o Blog de Automação, sabe que nos Posts “Startup não é simples, mas pode ser mais simples.”“O que é Posta em Marcha ou Start-up de máquinas?”  já abordamos esse assunto! Mas então o que esse post traz de novo? Acompanhe a leitura até o final e depois me conta se ainda não temos muito o que aprender sobre esse assunto – Boa Leitura!

O que faz um start-up de máquinas ser bem-sucedido para você? Seria entregar a máquina no prazo? Ou será que é entregar a máquina exatamente como foi desenhada inicialmente? Já sei, ser bem-sucedido é conseguir fazer um start-up de máquinas sem retrabalho, estou certo? Na verdade, ser bem-sucedido no start-up de máquinas é tudo isso e não quero que você tenha que abrir mão de nada disso, portanto eu te convido para ver como é possível alcançar o sucesso no start-up de máquinas, vamos começar?

“Plug and Play” lifestyle

Quando eu penso sobre técnicas para reduzir o tempo de montagem e os possíveis erros de instalação, a primeira coisa que vem a minha cabeça é utilizar componentes de montagem rápida e/ou pré-montados, em outras palavras é o famoso “Plug and Play”. Na prática, estamos falando primeiramente em reduzir ao máximo a quantidade de bornes e caixas de passagem da instalação, substituindo os componentes alocados dentro do painel por componentes IP67, ou seja, componentes que possam ser instalados diretamente na estrutura da máquina mesmo estando expostas as condições do processo industrial e dos possíveis agentes químicos presentes no ambiente.

Mas, o que você ganha fazendo isso? Bom, é uma ótima pergunta, então vamos listar os benefícios que você adquire com esta mudança em tópicos:

  • Como você não vai precisar montar os conectores nos cabos e muitos menos gastar horas para conectar os cabos em réguas de bornes, você vai ter uma redução no tempo de montagem;
  • Com a redução do tempo de montagem, você vai conseguir entregar a máquina mais rapidamente, por consequência, você vai ficar bem com o seu cliente e não vai ter que se preocupar com multas por possíveis atrasos;
  • Se você fica bem com os seus clientes e reduz o tempo de montagem, você consegue produzir mais máquinas, consequentemente você aumenta a sua demanda, em outras palavras, é mais dinheiro no seu bolso;
  • Raciocine comigo, se você está utilizando cabos com conectores pré-montados, componentes que você instala direto na estrutura da máquina e produtos que são facilmente interligados, quanto tempo você vai gastar com retrabalho corrigindo erros de montagem na hora do start-up? Algo muito próximo de nenhum, eu diria.

Deixe a sua máquina desabafar com você

Imagine que você não sinta nenhum tipo de dor física, parece ser muito legal, não é? Mas, e se você se queimar enquanto está cozinhando, como você vai saber que precisa cuidar daquela queimadura se você não sentiu a dor daquele ferimento? Quando traduzimos isso para o mundo da fabricação de máquinas, nós chamamos essas dores de diagnósticos e separamos em dois grupos: os diagnósticos locais e os diagnósticos remotos.

Quando falamos em diagnósticos locais, estamos falando de todos os diagnósticos que precisamos estar presentes no local onde a máquina está instalada, como LED’s, alarmes sonoros, IHM’s, e por ai vai. Com relação aos diagnósticos remotos são diagnósticos que podem ser interpretados a longa distância, como contatos de alarme, diagnósticos via rede e software supervisórios. Portanto, quando pensamos em start-up, não podemos esquecer do papel dos diagnósticos para reduzir drasticamente o tempo gasto com correções de possíveis erros de instalação, além de ser uma poderosa ferramenta para a produtividade para a equipe de manutenção, após a máquina já estar instalada.

Não se esqueça do GPS dos montadores

Já parou para pensar na quantidade de ruas, avenidas e estradas que existem em sua cidade? Por este motivo, o GPS é uma ferramenta tão utilizada nos dias de hoje, principalmente por aqueles que trabalham na rua. Agora vamos pensar na sua equipe de montagem e manutenção, imagine quantos esquemas elétricos eles analisam todos os dias, portanto eles merecem um GPS também, não acha? Como chamamos isso na indústria? Identificações. Através das etiquetas e plaquetas de identificação é possível saber para onde estão indo cada um dos cabos da alimentação e isto serve como um guia para o montador, para a manutenção ou até mesmo para o operador, será que isso faz a diferença na hora do start-up, também? Com certeza, investir tempo e capital em identificações, é um ótimo recurso para melhorar a sua produtividade em todos os sentidos.

Dê um bom coração a sua máquina e não um cardiologista

Quando falamos sobre o coração de uma máquina, estamos falando na verdade do sistema de alimentação dela, composto por fontes e dispositivos de proteção, então eu pergunto a você, a sua máquina possui um coração saudável ou precisa constantemente de um cardiologista? É de suma importância falar sobre fontes de alimentação principalmente, pois é comum para os projetistas tentarem reduzir o preço da máquina, economizando com fontes de alimentação, porém você já parou para pensar na importância da fonte para a sua máquina? Qualquer problema ou qualquer variação na saída da fonte, a sua máquina simplesmente para, portanto vale a pena comprar uma fonte mais barata que pode prejudicar o seu start-up ou mesmo queimar o seu filme com o seu cliente final, apenas para economizar um pouco? Eu acho que não.

Outro ponto importante são os sistemas de proteção da instalação, você tem testado os disjuntores da sua máquina? Eles funcionam de fato ou estamos trabalhando apenas como meros comutadores? O investimento em sistemas de proteção é crucial, pois sem ele, não só fica mais difícil encontrar erros na hora do Start-up, como também evita que componentes da máquina sejam danificados por curto-circuitos e sobrecarga.

 Você não está sozinho!

Existem diversas formas de transformar o start-up de máquinas em um processo mais veloz e mais assertivo, porém é normal surgirem inúmeras dúvidas sobre quais seriam as melhores práticas e componentes para se utilizar neste processo. Mas, não precisa se preocupar com isso, sinta-se a vontade para entrar em contato conosco diretamente pelo Chat do nosso site ou mesmo solicite através do ícone abaixo, a ligação de um de nossos especialistas que entraremos em contato para ajuda-lo.

Se o botão não estiver funcionando Clique Aqui!

Espero que este texto tenha sido útil para expandir o seu conhecimento e nos vemos em meu próximo post!

 

Quer aprender mais sobre os produtos e soluções da Murrelektronik? Assine nossa newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.