IO-Link

IO-Link: coleta de dados que aumentam a sua competitividade

Se destacar em um mercado tão competitivo sem usar tecnologias como o IO-Link a seu favor é uma tarefa difícil, ainda mais em um cenário em que a indústria 4.0 é uma realidade para tantas empresas há tantos anos.

Mas não é tarde para começar a rever conceitos de fábrica e adequar sua produção ao que há de mais novo no mercado. É preciso mudar para efetivamente combater a pressão competitiva e financeira, com o intuito de se destacar. E a boa notícia é que você pode fazer isso com uma planta industrial orientada à coleta de dados de campo.

Conceito IO-Link para distribuir IO

O IO-Link é um protocolo de comunicação de dados abertos, utilizado para obter informações de sensores, atuadores e componentes de fábrica. Com um sistema de conexão ponto a ponto, é utilizado para gerenciar máquinas, por meio de um Master IO-Link (ponto no I/O remoto).

Um dos maiores ganhos que uma fábrica pode ter caso utilize protocolos inteligentes é reduzir a quantidade de paradas não programadas no campo. Isso acontece, pois o conceito IO-Link visa prevenir possíveis manutenções na fábrica, pois permite realizar o setup, diagnóstico, teste ou comunicação de sinais digitais, utilizando um cabo comum, sem interferência humana – o que reduz o risco de falhas e diminui os custos ao longo do ciclo de vida da planta.

Leia também: Distribuidor de sinal IP67: 5 vantagens que não se encontram em caixas de passagens

Alta disponibilidade

Se a alta disponibilidade da planta for o seu objetivo para ganhar competitividade, o dispositivo IO-Link pode te ajudar. Pois ele te permite ganhar até 32 bytes de diagnóstico de campo e premeditar qualquer tipo de manutenção ou troca de sensor, sem precisar perder tempo na parametrização.

Seu menor tempo de comissionamento e parametrização simplificada de componentes também otimiza o processo de instalação, pois os dados de configuração padrão dos sensores ou atuadores permanecem no sistema de controle. O que permite facilidade na troca do IO-link no campo, sem precisar reconfigurar. Basta utilizar um conector M12 para que a instalação seja plug-and-play.

Leia também: Como o Switch IP67 da Murrelektronik simplifica a conectividade no chão de fábrica?

O conceito certo para cada aplicação

Cada planta industrial segue um conceito de instalação e entendê-lo é o primeiro passo para adequação da fábrica. Uma das aplicações possíveis a se fazer, por exemplo, é conectar toda a parte de botões de segurança a um módulo descentralizado IP67, a fim de levar diagnósticos ao painel de controle.

Plantas com limitações físicas, quantidade de pontos distribuídos ou limitações de distância podem tranquilamente receber um tipo de topologia para se adaptar a tecnologia. Basta ter o parceiro certo para entender estas particularidades. A Murrelektronik é referência no assunto e já ajudou milhares de empresas a se destacarem no mercado com aplicações personalizadas em prol de mais produtividade e eficiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.