IO-Link Master proporciona mais controle e transparência de dados na operação

Quantas vezes você já precisou parar sua operação no meio do dia porque uma máquina quebrou de repente e você não obteve a informação da falha antes mesmo dela acontecer? Quem ainda passa por esse tipo de situação com certeza ainda não conhece os sistemas IO-Link Master da Murrelektronik. 

Em operações industriais mais antigas, é comum que tenham conceitos de instalação cheio de cabos que percorrem o chão de fábrica até um painel de controle, sem qualquer segurança sobre a informação passada da máquina para o sistema de gestão. 

De uns anos para cá a indústria vem se digitalizando e desenvolvendo soluções inteligentes que proporcionam mais controle e transparência na captação de dados. Esse desenvolvimento tecnológico oferece mais assertividade na hora das grandes tomadas de decisões.

Um sistema transparente e otimizado para IIoT

O IO-Link Master fala a língua de sensores de diversos fabricantes, graças a seu protocolo de comunicação universal — sejam sensores de sinais analógicos ou digitais. Isso tudo com componentes que oferecem um funcionamento plug-and-play simples para cada categoria de sinal, ideal para dispositivos pré-configurados, como hubs, conversores e luzes, por exemplo. 

Pensando em permitir o acesso a protocolos IIoT, como OPC UA, API Rest JSON e MQTT, a Murrelektronik desenvolveu os módulos IO-link master PRO que contam com uma interface mestre padronizada (SMI) integrada, a qual pode ser usada para armazenar dados de configuração, processo e diagnóstico, independente do protocolo fieldbus aplicado. 

Leia também: A importância da disponibilidade e diagnóstico de máquinas

media_mobile

Outras vantagens do IO-Link Master

A perfeita harmonia entre IO-Link Master, hubs e conversores traz muitas vantagens para as instalações. As portas do mestre são expansíveis com dispositivos IO-Link e recebem até 128 sinais de E/C adicionais em apenas um endereço de IP.

O sistema fornece até 4A de corrente por porta, o que possibilita que até mesmo componentes que consomem muita energia, possam ser conectados com apenas um conjunto de cabos M12 padrão, codificados em L, e tem um comissionamento pronto para uso, por meio dos arquivos IODD integrados (apenas para Profinet).

Leia também: IO-Link: O sistema ideal para instalações e integrações

Configuração automática DIO e dados adicionais

O IO-Link Master e os hubs IO-Link oferecem a função de configuração automática DIO da Murrelektronik que opera simultaneamente como entrada e saída de sinais. Todas as portas master multifuncionais sincronizadas contam com tensão de alimentação inteligente, comutação e gerenciamento de energia para configuração.

As soluções da Murrelektronik fornecem dados adicionais para diagnósticos preventivos, através de sensores integrados para monitoramento de energia. A interface permite a configuração e o monitoramento remoto e de circuito de carga (MICO).

O IO-Link Master é ideal para quem está começando a digitalização na indústria e é uma solução difícil de vencer em termos de flexibilidade, usabilidade, e desempenho, pois facilita o acesso e consumo de dados, reforçando sua efetividade e transparência, do nível do dispositivo até à nuvem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.