Homen branco com um notebook nas mãos, está com o sistema IO-Link intalado para que sua indústria esteja mais conectada

IO-Link: sua indústria mais conectada

Se você já ouviu falar em Indústria 4.0, sem dúvida alguma você conhece a importância que o sistema IO-Link tem para este setor.

O IO-Link é apenas uma das ferramentas mais eficientes que permite a conversão da informação do nível mais básico da automação até o ambiente corporativo, proporcionando que todas as máquinas tenham informações online e facilitando na tomada de decisões.

Neste artigo que a Murrelektronik preparou, você irá descobrir como é possível deixar a sua indústria ainda mais conectada com o auxílio do IO-Link. Confira:

Mas afinal, o que é, de fato, o IO-Link?

O IO-Link nada mais é do que um padrão de comunicação bidirecional que permite a integração de dispositivos de campo, como os sensores e os atuadores, ao sistema de controle.

Ele possibilita que os maquinários e sistemas automatizados atuem com uma eficiência maior, pois possibilita não apenas a troca de sinais online, offline e de escalonamento analógico, mas também a troca de informações entre os dispositivos de campo e os controladores.

Dessa forma, podemos acessar parâmetros de configuração e diagnósticos de dispositivos de campo, possibilitando a aquisição de informações mais completas e detalhadas do processo produtivo industrial.

Como funciona o IO-Link?

O dispositivo IO-Link possui um arquivo chamado IO Device Description (IODD), ou Descrição de Arquivo de Entrada e Saída. Nele, estão contidas as informações sobre os equipamentos e seus recursos de IO-Link disponíveis.

Quando o dispositivo é interligado a um cartão Mestre IO-Link, as informações e recursos ficam disponíveis para o sistema de controle, tornando possível acessá-laspor meio do controlador.

Assim, é formado um protocolo de rede ponto a ponto, entre sensor ou atuador e o cartão Mestre IO-Link, por onde a informação será transmitida.

O Mestre IO-Link transmite esses dados dos dispositivos de campo ao controlador através de uma rede fieldbus, que pode ser ethernet, devicenet, profibus, profinet, etc.

As informações dos dispositivos ficam transparentes para o controlador, gerando uma grande gama de programações possíveis, integrando ainda mais o seu sistema de controle.

Por que implementá-lo?

Se você ainda está em dúvida se realmente vale à pena investir nessa solução, a Murrelektronik traz excelentes motivos para você implementar o IO-Link no seu chão de fábrica.

Configurações automáticas

Por possuir uma comunicação direta com o controlador dos maquinários, é possível salvar a parametrização de um sensor no próprio controlador, fazendo com que os dados e parâmetros fiquem salvos nos sistemas de controle.

Diagnósticos mais precisos

Os dispositivos IO-Link posibilitam o fornecimento de informações de diagnósticos como: temperatura interna, número de ciclos, horas de funcionamento, intensidade luminosa, etc. 

Assim, podemos realizar um diagnóstico preventivo com muito mais eficácia. 

Padronização de sensores

Os sensores IO-Link podem operar em diversos modos de detecção e podemos visualizar em sua programação todo o seu alcance de detecção. Assim, é possível reduzir significativamente a quantidade de sensores da planta.

Ligação elétrica simplificada

Os sensores de IO-Link possuem uma ligação elétrica simples, pois funcionam apenas com três fios, tornando possível estabelecer um padrão de cabos único para sensores com esse tipo de tecnologia.

Permite a utilização de múltiplos perfis

Quando os sensores IO-Link são conectados a um controlador, podemos definir múltiplos perfis de utilização para um único sensor, eliminando ajustes mecânicos ou parametrização durante o uso.

Com essa solução inovadora que é o IO-Link, as indústrias podem alcançar maior competitividade e produtividade no mercado.

A Murrelektronik desenvolve as melhores soluções para que você possa automatizar o seu chão de fábrica com total segurança e eficiência. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.