Com as novas tecnologias da indústria 4.0, os integradores de sistemas de automação industrial também precisam renovar seus conhecimentos e suas técnicas para adaptar-se às tendências atuais e futuras do mercado.
Para isso é necessário entender não só como o desenvolvimento da automação se dará daqui alguns anos, mas também quais processos e decisões levarão o segmento ao próximo patamar. Neste artigo falaremos um pouco sobre isso. Confira!
Novos rumos dos sistemas de automação industrial
A palavra que rege a nova era industrial é, sem dúvida, conexão. Em termos gerais, poderíamos até trocá-la para interoperabilidade, visto que tudo envolve a união padronizada dos sistemas de automação industrial.
Entende-se, cada vez mais, que a automação deve ser responsável por transformações na planta: aumento de produção, redução de custo e operações mais seguras. Ela pode, sim, realizar tal trabalho, mas precisa ser integrada.
A internet industrial das coisas (IIoT) é uma revolução muito bem-vinda em tempos como os de hoje, em que as gigantes da indústria buscam, ao contrário do que a indústria 4.0 sugere, gerar ecossistemas fechados no chão de fábrica — algo que não é bem-vindo em tempos que buscam a integração geral do maquinário.
Dessa maneira, cabe aos integradores saber lidar não só com uma tecnologia, e sim com os diversos padrões existentes no mercado. Entretanto, tudo pode ser facilitado se, ao invés de trabalhar dessa maneira, os setores industriais pensarem em sistemas abertos e seguros, que seguem as tendências futuras da automação, ou pelo menos o que se deseja.
Missões dos integradores de sistemas de automação industrial na indústria 4.0
A digitalização da planta é inevitável, em qualquer etapa. Seja no comando, controle, operação, segurança e até a manutenção. Não estamos falando de robótica aqui, e sim de algo mais amplo, que envolve um controle processual total feito de maneira digital e totalmente integrada.
Cabe aos integradores ter todo o conhecimento necessário para compreender os diversos sistemas possíveis e saber lidar com as inovações de maneira rápida e eficiente, aumentando o ciclo de vida da automação na planta industrial oferecendo sempre as soluções mais claras e eficazes.
São tempos de mudança na profissão, sem dúvidas. Principalmente em um futuro no qual somente o resultado e a performance terão importância, acima de tudo, além de um processo de machine learning cada vez mais robusto, que exige, a cada novo momento, que os integradores saibam “conversar” com o maquinário de igual para igual.
O foco é, sem dúvida, o preparo. A Murrelektronik se preocupa com isso e busca capacitar todos os seus profissionais para entregar sempre o melhor para sua planta industrial. Opere de acordo com o que manda o futuro. Converse com nossos consultores e revolucione seus sistemas de automação industrial!