Painel Elétrico

Painel Elétrico – O Lar da Automação – Confira no Blog de Automação

Se você fosse a automação, o Painel Elétrico seria sua casa! Se você quer saber o que é um Painel Elétrico, como ele é usado, tipos de painéis e como especificar o seu, acompanhe este post até o fim. 

Mais um post de conceitos básicos. Já escrevemos sobre a história da automação industrial, sobre caixas de passagem, sobre o que é fonte de alimentação e agora chegou a vez de escrever sobre o Painel Elétrico.

O que é um Painel Elétrico?

O Painel Elétrico é compartimento usado para proteger e alocar componentes elétricos. Pode ser metálico ou plástico, mas deve trazer resistência e aumentar a vida útil dos componentes elétricos localizados em seu interior. No início, ainda foi importante para concentrar a automação em um único local, o que pareceu interessante no início… 

Na indústria, precisamos priorizar equipamentos IP67, robustos e resinados, mas nem sempre foi assim. Aliás, ainda hoje muita gente usa equipamentos IP20 ou sensíveis a vibração e estes equipamentos devem ser colocados dentro do Painel Elétrico para sobreviverem em uma fábrica. 

Também pode ser chamado de Quadro Elétrico, Cabine, Armário, Coluna, etc.

Tipos de Painéis Elétricos

Podemos classificar os Painéis Elétricos quanto a material, tamanho, proteção contra líquidos e sólidos, proteção contra explosão.

Quanto ao tamanho, normalmente os Painéis são especificados em milímetros. Uma caixa 300x200x120, possui 300 mm de altura, 200 mm de largura e 120 mm de profundidade. Os maiores painéis não ultrapassam muito 1800 mm de altura, 2200 mm de largura e 1200 mm de prufundidade. E os menores 60 mm de alura, 60 mm de largura e 30 mm de profundidade. Também existem os painéis customizados que acredito devam ser evitados porque, como qualquer coisa padronizada, armários padronizados economizam em projetos e montagem e já foram amplamente testados e aplicados.

Os Painéis mais usados são de Chapa de Aço e Policarbonato, mas também podem ser de Alumínio, Aço Inoxidável e Plástico. Caixas de Policarbonato são menores, (no máximo 300x300x100) e caixas maiores são normalmente em Chapas de Aço (no mínimo 150x150x80). Os Armários de Aço Inoxidável são particularmente usados em aplicações na indústria alimentícia por questões de higiene ou próximo ao mar para evitar oxidação.

Proteções

Proteção contra líquidos e Sólidos ou grau de proteção é outro importante parâmetro de classificação do painel elétrico. Alguns painéis são IP20, IP65/66, mas a maior parte dos Painéis Elétricos é IP54 ou IP55. Para entender melhor esse índice, baixe este material. Mas basicamente se você precisa proteger contra respingos de líquidos e precisa evitar o acúmulo de poeira no seu painel, você deve especificar um painel IP54.

Outra importante característica do Painel é sua proteção contra explosão. Basicamente as áreas com risco de explosão são divididas em 3. a Zona 0, onde existe o perigo de uma explosão a todo momento porque existe um material que explode, pro exemplo em um carro, dentro do tanque de combustível seria Zona 0. A Zona 1, onde acidentalmente ou de vez em quando pode haver risco de explosão. Por exemplo lugares que a mangueira de combustível passa no carro podem acidentalmente ter risco de explosão. E Zona 2, que são áreas próximas as áreas mais perigosas, mas que oferecem menor risco. 

Aplicações de um Painel Elétrico

A maioria das vezes o Painel Elétrico é usado apenas para alocar os componentes mesmo. Mas ele algumas vezes é usado para aumentar o índice de proteção dos equipamentos. Então se você possuir equipamentos IP20 e precisa colocar em uma fábrica que possui respingos de água, pode colocar o equipamento em um Painel IP54 que vai resolver seu problema.

Também existem as aplicações para aumentar a proteção contra explosão do equipamento. Se seu equipamento pode ser usado em Zona 2 e você precisa colocar em uma área Zona 1, você pode colocar o equipamento em um Painel Elétrico Zona 1 que atende sua aplicação.

Também já vi clientes colocarem os equipamentos no painel para fazer uma padronização mínima e centralização mínima. Em Plantas Enormes de Processo como Mineradoras ou Refinarias, quando você possui 5000 módulos em áreas a perder de vista é interessante você a cada 100 metros colocar um painel com módulos (IP67, porque apesar de estarem dentro de painéis estão no campo sujeitos a diversas intempéries) coletando os sinais daquela área. Então quando a manutenção se aproxima sabe onde os módulos estão a distância. Nestas aplicações, antigamente o cliente lançava cabos de quilômetros entre o sensor e o painel e agora lança cabos de dezenas de metros… Apesar de estar um pouco centralizado, o cliente já deu enormes passos em direção a descentralização.

Por fim, vou falar um pouco a contra gosto, mas se existe precisa ser dito. Alguns clientes já me disseram que colocam equipamentos em painel elétrico para protegê-los de outras pessoas. Mas prefiro acreditar que sabotagem é mais medo do que realidade.  

Como especificar o seu Painel

Primeiramente tenha em mente por que você está usando o Painel. É para aumentar a proteção? É simplesmente para centralizar um pouco a aplicação?

Para você especificar o seu painel elétrico você deve fazer um layout do que vai dentro dele e procurar um tamanho padronizado, você deve deixar alguma sobra para eventuais melhorias e para evitar refrigeração forçada. Com o tamanho mais ou menos decidido, você deve especificar o material. Se for área higiênica ou próximo ao mar, dê preferência por Inox, se for uma caixa pequena dê preferência por plástica.

Também deve ser observado a proteção adequada para o ambiente em que você está instalando e por fim, veja as normas que você precisa atender e demais dados do fabricante para evitar surpresas na instalação.

Principais Fabricantes de Painel Elétrico

Existem muitos fabricantes de painéis no Brasil, mas também existem muitos dobradores de chapa… Portanto é um pouco difícil escolher só baseado em preço. Procure um fabricante com uma boa qualidade de estrutura (e não só da chapa), estética e de pintura (quando se faz necessário). Dificilmente a estrutura do painel de um fabricante duvidoso será boa.

Tenho amigos e por isso recomendo (talvez de forma um pouco suspeita) em três fabricantes de Painel Elétrico: Rittal, Pentair e Carthoms.

Se você estiver especificando o Painel Elétrico, talvez os artigos abaixo também sejam do seu interesse:

Acessórios que podem te ajudar na hora de montar um Painel Elétrico.

Seu Painel Elétrico está abarrotado de componentes?

Quais são os componentes sensíveis do painel elétrico?

E se ainda sobrou alguma dúvida

Se ainda sobrou alguma dúvida, clique no botão abaixo e receba uma ligação nossa.

Se o botão não estiver funcionando Clique Aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *