IO-Link

IO-Link: o melhor custo-benefício para fabricantes e clientes finais

O protocolo IO-Link é um conceito de automação feito de um consórcio de mais de 150 empresas, entre elas a Murrelektronik, e é a primeira tecnologia padronizada mundialmente, que atua de forma independente de qualquer rede industrial.

Posicionada no nível de comunicação e monitoramento de campo nas indústrias, a solução não é um fieldbus, é um protocolo de ponto a ponto que integra o chão de fábrica com os sistemas de TI, sistemas mecânicos e preditivos de uma operação.

No artigo de hoje falaremos sobre o que você pode esperar de uma tecnologia tão moderna e inovadora, quais são as formas de aplicação dela e como você pode utilizar o conceito IO-Link para se destacar em um mercado tão competitivo.

O que esperar do IO-Link?

Já imaginou obter dados do seu chão de fábrica para descobrir uma falha no processo ou até mesmo uma possível quebra no maquinário? Esta é uma das principais funções do IO-Link.

No mercado já existem inúmeros sensores e atuadores inteligentes que possuem este tipo de protocolo de comunicação, como os sensores de medida, de detecção de objetos, sinais digitais discretos, tecnologias de identificação de peças e equipamentos, ilhas de válvulas, entre muitas outras aplicações.

Com o IO-Link no chão de fábrica, é possível integrar dados verticalmente, utilizando dois tipos de mapeamento: de acordo com OPC UA ou JSON (via REST ou MQTT), o que oferece muito mais velocidade na captação de dados dentro da cadeia da automação e aumento na disponibilidade da fábrica.

Se você está cogitando utilizar o protocolo IO nas suas máquinas, então saiba que pode esperar um aumento na produtividade e mais precisão de dados dos seus equipamentos.

Leia também: O que é IO-Link e por que utilizá-lo?

Custo-benefício para o fabricante e para o cliente final

Quando você utiliza IO-Link nos seus equipamentos, é possível disponibilizar uma quantidade maior de sinais (até 32 bytes de entrada e saída) para captar dados de processo, de dispositivo e dados de evento. Além disso, economiza muito tempo de parametrização, já que as informações são mantidas na nuvem e podem ser utilizadas para configurar outros dispositivos de maneira rápida e simples.

Além de melhorar o dia a dia do fabricante e o start up das máquinas (plug and play), o IO-Link ajuda na redução da quantidade de manutenções corretivas e auxilia a identificar falhas antes mesmo delas acontecerem – o que organiza a rotina de manutenções, aumenta a disponibilidade dos equipamentos e minimiza gastos excessivos com mão de obra e componentes.

Leia também: Benefícios de uma instalação descentralizada

Ganhe competitividade e escolha o parceiro ideal

Com um mercado tão agressivo e competitivo, quem não apostar em tecnologia pode acabar ficando para trás e a coleta de dados de chão de fábrica por tecnologias de conectividade e protocolos de comunicação é só um dos sinais que a indústria está cada vez mais atualizada, por isso, chegou a hora de olhar para o futuro da sua indústria. 

A Murrelektronik trabalha com um time de especialistas que estudam de perto o conceito de instalação para que possam indicar a melhor aplicação de IO-Link para suas máquinas. Fale agora com um especialista e agende uma visita técnica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.