Módulos fieldbus

IO-Link com os módulos fieldbus MVK Pro e IMPACT67 Pro

O padrão de comunicação diz muito sobre a qualidade dos dados que se pode coletar em uma fábrica, por isso, a Murrelektronik desenvolveu os módulos fieldbus MVK Pro e Impact67 Pro, as mais novas soluções da linha de produtos IO-Link com tecnologia plug-and-play. 

Em um cenário de processos de automação complexos que requerem um volume grande de consumo e gestão de dados para diagnóstico do chão de fábrica, ter uma tecnologia que eleva os padrões de comunicação e leva transparência de informações para a tomada de decisões é muito importante para qualquer cliente final.

No artigo de hoje você vai conhecer os benefícios das duas tecnologias e o porquê deve implementar os módulos fieldbus da Murrelektronik na sua fábrica.

Redução de custos e aumento de produtividade

Quem escolhe automatizar o chão de fábrica sabe que dois dos maiores benefícios de usar uma instalação descentralizada é a redução de custos com manutenção corretiva e com componentes, como os fios e cabos para caixas de passagem. Optar por uma tecnologia IO-Link para compor uma máquina, é ter a certeza de que você terá uma tecnologia de ponta e economia no final do mês.

Isso não é diferente com os módulos fieldbus, que oferecem mais serviços de manutenção ao mesmo tempo que aumentam a produtividade da fábrica, oferecendo uma maior disponibilidade para o processo produtivo.

media_mobile

Leia também: Benefícios do Cloud Computing nas indústrias

Módulos fieldbus com proteção IP67

Os módulos fieldbus MVK Pro e Impact67 Pro são robustos, podem ser de plástico ou metal, e contam com classificação IP67. As soluções possuem oito portas master multifuncionais classes A/B e duas portas M12 codificadas em L que permitem o encadeamento em série e fornecem até 2 x 16A de energia, o que simplifica a instalação e reduz os cabos.

O uso independente do fieldbus é possível através do OPC UA, MQTT, JSON REST API – graças à Interface Mestre Padronizada (SMI) integrada e corrente de saída de 4 A por porta.  O tempo de instalação e inicialização dos módulos são reduzidos porque eles podem substituir gabinetes de controle com fiação complexa e que consomem espaço, permitindo um ganho de tempo de comissionamento inimaginável.

Leia também: A importância da disponibilidade e diagnóstico de máquinas

Muito mais dados em nuvem

Os módulos fieldbus MVK Pro e Impact67 Pro estão disponíveis para PROFINET, Ethernet/IP e EtherCAT, e além dos dados comumente enviados por tecnologias I/O (dados de processo), estas soluções oferecem dados de diagnóstico adicionais, como tensão, corrente e dados de temperatura para cada porta e para cada módulo.

Isso permite que as operadoras detectem anomalias e otimizem seus processos usando a análise de dados. Graças aos protocolos IIOT, isso é padronizado e não requer um controlador.

Leia também: IO-Link: o melhor custo-benefício para fabricantes e clientes finais

Conte com a Murrelektronik

O time de engenheiros da Murrelektronik do Brasil realiza visitas técnicas para entender a necessidade de cada automação, bem como a quantidade de pontos I/O disponíveis, independentemente do tamanho da instalação.

A Murrelektronik oferece soluções práticas de distribuidor até sistemas fieldbus de alto desempenho. Fale com um especialista e faça um estudo de caso para encontrar a melhor tecnologia para sua aplicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.